sexta-feira, 30 de abril de 2010

Educação e Tecnológia uma Aliança Necessária


Educação e tecnológia uma parceria de suma importância,pois é através destas inovações que podemos incluir nossos alunos neste grande mundo digital, porém é de extrema necessidade que nós professores se conscientize da grande aliança em que devemos fazer em nossas sala de aula, entre educação e ensino tecnológico.
O desenvolvimento do conhecimento tecnológico tem contribuído para colocar em novas bases o modo de pensar apartir das inovações tecnológicas. Nesse sentido faz-se necessário refletir sobre as formas de ensinar e sobre a produção de materiais para uma educação comprometida com a superação das desigualdades, conflitos e contradições postas na sociedade, sem perder de vista a diversidade cultural. É fundamental que a escola, o professor e o aluno, tenham clareza de quais são os fins ou os motivos da atividade de ensino e de aprendizagem, contextualizem seus objetivos, definam as ações e procedimentos necessários para a consecução desses fins e considerem os objetos ou recursos disponíveis (tecnologias) para o trabalho escolar, partindo de uma análise crítica da realidade, criando condições para a formação da consciência crítica comprometida com a transformação da sociedade.

EAD antes e depois da Internet.

A aplicação de novas tecnologias na educação a Distância, especialmente aquelas ligadas à Internet, vem modificando o panorama dentro deste campo de tal modo que seguramente podemos falar de uma EAD antes e depois da Internet. Antes da Internet tínhamos uma EAD que utilizava apenas tecnologias de comunicação de um-para-muitos (rádio,TV) ou de um-para-um (ensino por correspondência). Via Internet temos três possibilidades de comunicação reunidas numa só mídia: um-para-muitos, um-para-um e, sobretudo, muitos-para-muitos. É esta possibilidade de intervenção ampla que confere à EAD via Internet um outro status e vem levando a sociedade a olhar para ela de uma maneira diferente daquela com que olha outras formas de EAD.
E aí turma, vamos discutir à luz dessa nova possibilidade de intervenção?
Trecho de Panorama atual da Educação a Distância no Brasil-Wilson Azevedo.
Anaí Silveira, 3o período,tarde.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Inovações Tecnológicas no Ensino são exibidas em São Paulo

Essa reportagem foi publicada em jornal, do Globo News “Em cima da hora” Quarta-feira, 28/04/2010.

Mostra que a Inter Didática reúne profissionais do setor para discutir experiências bem sucedidas sobre a tecnologia na sala de aula, e que os professores precisam ser treinados para usarem a tecnologia na sala de aula.

É muito interessante o avanço da tecnologia, mas jogo a bola para vocês...

Qual é o seu questionamento sobre essa progressão, vocês acham que no futuro próximo a sala de aula se transformará em um universo digital? Respondam por favor!!!

Assitam o Vídeo é muito bom:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1254597-7823-INOVACOES+TECNOLOGICAS+NO+ENSINO+SAO+EXIBIDAS+EM+FEIRA+EM+SAO+PAULO,00.html

Priscilla Almeida / Turma 02 / Tarde / G3



Ministro da Educação lança tecnologia de produção do livro digital falado


Bem, eu fiz uma pesquisa na internet e encontrei no site Globo.com /G1
Essa reportagem IMPRESSIONANTE!!!

Programa que transforma texto escrito em áudio.
Projeto foi desenvolvido em parceria com a UFRJ.

A tecnologia que será usada para a produção do livro digital falado que já está sendo apresentada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, segundo informações da Agência Brasil.

O programa, que transforma texto escrito em áudio, foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A tecnologia também permite a ampliação de caracteres e a impressão dos textos em braille. Os recursos de navegabilidade são bem simples.

Foram investidos R$ 680 mil para criar a nova ferramenta.
O MEC vai destinar R$ 180 mil a cada um dos 55 centros de produção do livro acessível espalhados pelas cinco regiões do país.

Bem, eu achei muito interessante!!
Então o que vocês acham? Coloquem suas opiniões!!

Priscilla Almeida / turma 02 / tarde / G3



Jogos Virtuais: Second Life

O sencond life é um simulador da vida real, sem limitar sua criatividade, pois o jogo virtual possibilita ao integrante interagir com outros jogadores de diferentes lugares e criar seus objetos utilizando seu avatar. Tudo em modelagem 3D.
O fundamento do jogo é incentivar o modo de sobrevivência, ou até mesmo, uma forma de realização pessoal daquilo que não é possível na vida real, mas é permitido viver no mundo virtual. Além do que o Second Life possui sua própria moeda Linden dollar. O jogo estimula a criatividade de uma vida consumista, além de possibilitar a posse de objetos é possível também modificar a estética do jogador, ou seja, significa traçar uma vida paralela à sua vida na tela de um computador ,vivenciando tudo aquilo que você deseja fazer num mundo real, e é isso que torna os usuários desses mundos virtuais dependentes desses jogos. O jogo é uma saída para a concretização de seus sonhos. Além disso, os jogadores podem compartilhar suas experiências e construir bens em conjunto.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Qual a diferença entre "Informática aplicada à educação", para "Informática Educacional", "Informática Educativa" e “Tecnologias Educacionais"?

Informática aplicada a Educação: a informática é utilizada para o gerenciamento da escola: relatórios de notas, de acompanhamento de alunos, de secretaria, do acervo de uma biblioteca escolar, etc.
Tecnologia Educacional: não se restringe ao uso do computador. Usa também a TV, cinema, DVDs, rádio, fotografia, livros, robótica.
Não há máquina que substitua o professor - e quando isso ocorre é porque o professor o merece. Tecnologia educacional é, por exemplo, usar uma lata de água, um pedaço de madeira e uma pedra para explicar a flutuação dos corpos; em contrapartida, apertar a tecla de um vídeo sobre o assunto e deixar os alunos o assistirem passivamente, nada tem de tecnologia.
Diferenciar Informática Educativa e Educacional depende da concepção que se tem da utilização do computador na escola.
Informática Educativa: a informática é mais uma disciplina integrada ao currículo. Ensina-se, por exemplo, linguagens de programação e a utilizar os softwares do Office . Na maior parte dos casos não há preocupação de integração dessas aulas com outras áreas de conhecimento. Ou nos casos em que se busca a interdisciplinaridade, raramente há o envolvimento de um professor especialista daquela(s) disciplina(s) no planejamento da atividade. Dentro dessa concepção, o computador também é utilizado para que o aluno tire suas dúvidas sobre determinado conteúdo: o laboratório tem um acervo de softwares de educativos, de tutoriais, de livros multimídia, exercícios de reforço, ou seja, o computador é utilizado como máquina de ensinar. Os responsáveis pelos laboratórios são geralmente os especialistas em informática.
Informática Educacional: a informática é utilizada como um recurso, uma ferramenta para a construção de conhecimento. A principal forma de trabalhar é através de projetos, webquests, webgincanas, projetos colaborativos entre escolas geograficamente separadas, enfim, atividades planejadas sobre determinados temas, ou conteúdos didáticos de uma disciplina. Os alunos elaboram seus trabalhos utilizando softwares como os do Office, recursos de WEB 2.0 como blogs e wikis, ou até mesmo linguagens de programação. Para coleta de dados ou busca de informações utilizam os recursos disponíveis que podem ser bancos de dados, a web, participação em listas de discussão, fóruns.
Enfim, na Informática Educacional as atividades propostas e os recursos oferecidos ao aluno são pensados de forma a promover uma aula que não poderia ocorrer da mesma forma, ou até melhor, sem utilizar o computador.

Vamos discutir essas idéias?
Autor: Profª Miriam Salles
Fonte: http://miriamsalles.info/wp/?p=132

Maria da Conceição A. Nunes, 3° período - tarde/ G3

terça-feira, 27 de abril de 2010

A presença das tecnologias em nossas vidas

A cada dia, a tecnologia tem ocupado maior espaço em nossas vidase cada vez mais ela se insere em nossas atividades cotidianas. Hoje, o acesso aos meios tecnológicos tem sido gradativamente ampliado e com isso surge a necessidade dos profissionais da educação buscarem uma compreensão crítica e formas produtivas de aplicação das TICs nos processos de ensino e aprendizagem, vislumbrando seus limites e suas contribuições.
A internet, por exemplo, tem fontes que facilitam a busca e o acesso à informação, mas também está repleta de fontes pouco confiáveis. E, com isso, temos que ficar em alerta, pois são muitas informações e nós devemos buscar sempre ter um conhecimento sobre os processos cognitivos que envolvem a inserção dos sujeitos no universo virtual. Aprender a conviver com os meios tecnológicos é um desafio contemporâneo, que pode implicar em nossa inclusão ou exclusão na sociedade tecnológica e no mercado de trabalho.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tecnologia+Conteúdos=Oportunidades de Ensino

Tics,Tecnologia de Informação e Comunicação.
Cada vez mais, parece impossível imaginar a vida sem essas letrinhas. Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-emails, mensagens instantâneas e banda larga, essas são uma das ferramentas que provoca reações variadas nos professores .
Qual destes sentimentos mais combina com o seu?
Expectativa pela chegada de novos recursos? empolgação com as possibilidades que se abrem?Temor que eles possam tomar seu lugar? Desconfiança quanto ao potencial prometido? Ou quem sabe uma sensação de impotência por não saber utilizá-los ou por conhecê-los menos do que os próprios alunos?
Pois bem minha gente!Quais as suas opiniões sobre essas informações? As Tics podem tomar o lugar dos professores?
Geórgia Abrantes, Pedagogia tarde 301

domingo, 25 de abril de 2010

O uso de Fórum como mediação pedagógica!

O que é Fórum? Fórum é uma página da web, que possui um tema central conectando pessoas que tem interesse nesse tema para discutir e trocar informações através de mensagem organizadas na forma de discursão.
O uso de fórum como ferramenta pedagógica contribui para interação, e construção de conhecimento com outros pontos de vista sobre o mesmo tema. Deixando assim de ter um conhecimento adquirido individualmente para ter uma aprendizagem coletiva e diversa abrangendo muito mais pontos, do que se fosse construido individualmente.

Segue uma sugestão de leitura: O uso de fórum num espaço de aprendizagem: reflexões sobre os processos de avaliação e acompanhamento da interação em fórum on-line.
http://www.abed.org.br/congresso2007//tc/53200731121PM.pdf

Postado por Kenia Karla

sábado, 24 de abril de 2010

Portal Domínio Púlblico

Após ver dica de pesquisa indicada por mim em outra postagem (Periódicos CAPES), foi sugerido por uma colega (Mirinalda Rodrigues), que mencionasse outras fontes de pesquisa confiável para facitar-nos o trabalho. Pois bem, aí vai mais uma.

O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite à coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

Uma curiosidade sobre esse SITE ,é que, logo após ter se formado quase foi deletado pela falta de acesso.Seria uma pena pois é de muita utilidade acadêmica.

É sempre bom termos acesso a fontes confiáveis já que nós não temos tempo a perder, com tantos trabalhos em andamento não é mesmo galera!!!!!!!

"Uma biblioteca digital é onde o passado encontra o presente e cria o futuro."
Dr. Avul Pakir Jainulabdeen Abdul Kalam

Presidente da Índia - 09/set/2003

Abraços calorosos!!!!!!!

Valdinélia V. de Souza 3º período/tarde G2

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Periódicos CAPES

O portal de acesso livre da CAPES(Coordenação de Apoio a Pesquisas de Ensino Superior) disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionada pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais. Ou seja, ao contrário da Wikipédia, que é um site relativamente inseguro como já foi destacado anteriormente em outra publicação para este blog e discutido em sala de aula, o CAPES fornece relativamente mais segurança nas informações publicadas.

Nesse site há uma classificação das revistas científicas em três categorias: qualis A, qualis B e qualis C, sendo a categoria A, a mais prestigiada.

Pois é galera! Como podemos ver, há muitas fontes na rede mundial de computadores para nos auxiliar em nossos trabalhos, acadêmicos. Vamos usufruir sem moderação!

Valdinélia V. de Souza- 10916526

3º período grupo 2

terça-feira, 20 de abril de 2010

A Desciclopédia

Também em função da última aula da Quarta-Feira (14/04/2010), em que estávamos debatendo sobre os termos de Wikipédia, surgiu da minha parte um comentário sobre a famosa DESCICLOPÉDIA.

Na verdade, relembrando que discutíamos sobre amadores ou curiosos que se tornam jornalistas virtuais, através de Blogs e da Wikipédia, levamos em consideração que as críticas têm um ponto coerente quando retoma a questão do abuso de informações, asneiras postadas ou simplesmente assuntos sem fundamentos.

Finalmente, onde surgiu a minha colocação foi relacionando a DESCICLOPEDIA como ponto de "apoio" para WIKIPEDIA se livrar desses cidadãos desoculpados.

Para dar um Humor em nossas postagens e ao mesmo tempo para apresentar a DESCICLOPEDIA para os leigos, vejam:

A definição de Desciclopedia na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desciclop%C3%A9dia

E a divertida definição de Wikipedia na Desciclopedia:

http://desciclo.pedia.ws/wiki/Wikip%C3%A9dia

Abraços!

Araní Mayara, 3º período, vespertino, G2

Wikipedia: Boa Fonte ou Fonte Não-Confiável?

Na aula anterior no dia 14/04/2010 (Quarta-Feira), trabalhamos um texto referente a Wikipedia e Blogs ("Nobre Amador"). Através da Discussão e Debate que tivemos, somando às páginas amarelas da revista Veja (dezembro/2009, ed.2143) , levanto uma pequena polêmica e oposições, no objetivo de extrair os pontos de vista de vocês, caros colegas.

Sabendo que a WIKIPÉDIA, a Enciclopédia Livre e "editável" na Internet, e os BLOGs, que fucionam como páginas de publicação de notícias e variados, são alvos de vários tipos de cidadãos, podem se tornar extensos e criativos, tanto quanto podem ser um espaço para publicações equívocas e não-confiáveis.

Em base nessas colocações, vemos um lado positivo e um negativo:

NEGATIVO

Retiram os direitos dos Especialistas na áreas específicas, para "amadores"; São fontes não confiáveis, cientificamente, na sua maioria; São verdadeiros alvos de asneiras e assuntos sem fundamentos, principalmente no caso do Blog, entre outras infinidades.

POSITIVO

É um espaço democrático, em que as pessoas podem mostrar seus pontos de vista, sem burocracia, mesmo não sendo um especialista; Em caso de Pesquisas, não é um ponto final, mas um excelente ponto de partida; As informações apesar de alteráveis, são administradas e corrigidas, no caso da Wikipédia; Possui um espaço ilimitado para informações, entre outros.

E aí, CAROS COLEGAS, já têm uma opinião formada? Concordam que a Wikipedia com todos seus defeitos, pode ser uma boa fonte de pesquisa ou iniciativa?

Ao meu ver, a Wikipédia é uma Luz para iniciar minhas pesquisas, lembrando que não me resumo apenas a ela, pois o trabalho fica vago e repetido. Porém, estou de acordo com o uso, de forma moderada, para a educação. E vocês?

Abraços!

Lúcia Maria, 3º período, vespertino, 10913840, G2

domingo, 18 de abril de 2010

A GEOGRAFIA COM O GOOGLE EARTH

O google earth fascina todos pela possibilidade de visualizar através de imagens de satélite o espaço geográfico do planeta terra de forma bem próxima. Dessa forma estudar geograficamente o planeta terra através do google earth é extraordinário, fazendo o aluno se imaginar dentro do mapa ao localizar visualmente sua cidade, seu próprio endereço e até o caminho que faz até a escola. Em relação aos mapas de atlas as imagens de satélites dão uma lógica mais apropriada de localização, distâncias e ocupação do espaço geográfico, podendo ser preparadas diversas atividades como localização de lugares, fusos horários, climas, etc. Com essa ferramenta disponibilizada pela TICs a geografia fica mais fácil.

Cledson - G2
Turma 02 tarde - 2010.1

Nova tecnologia japonesa permite escanear livros em segundos

Nova tecnologia japonesa permite escanear livros em segundos

16 de abril de 2010

Folhear um livro não parece ser a melhor forma de escaneá-lo, mas um grupo japonês de pesquisa da Universidade de Tóquio criou um software que permite que centenas de páginas sejam escaneadas em minutos.
Escanear papel costuma ser um processo entediante, com cada página precisando ser inserida em um scanner plano, mas o grupo liderado pelo professor Masatoshi Ishikawa usa uma câmera de alta velocidade que captura 500 imagens por segundo para escanear páginas à medida em que elas são folheadas.
Os scanners normais somente conseguem a informação que está diante deles na página. O novo scanner em desenvolvimento é capaz de ajustar as deformações feitas na imagem das páginas que estão sendo folheadas.
"Ele tira uma foto do formato, realiza o cálculo e utiliza esse cálculo para escanear", disse Ishikawa, explicando o sistema usado para reconstruir a página original. "Como ele pode filmar enquanto absorve o formato, é muito fácil capturar a página que está sendo escaneada e salvá-la como uma cópia normal".
O atual sistema é capaz de escanear, em média, de 200 a 250 páginas em pouco mais de 60 segundos usando um hardware básico de computador disponível em qualquer loja. Ainda que exija mais tempo para processar as imagens escaneadas, os pesquisadores esperam, eventualmente, tornar a tecnologia mais rápida.
"Em um futuro mais distante, uma vez que seja possível inserir esse processo em um chip e colocá-lo em um iPad ou iPod, uma pessoa pode fazer o scan usando somente esse chip. Nesse ponto, será possível escanear algo rapidamente e salvar para leitura posterior", disse Ishikawa à Reuters, apontando que uma versão comercial do sistema pode estar disponível em dois ou três anos.
Reuters
Referencia: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI4385329-EI4801,00-Nova+tecnologia+japonesa+permite+escanear+livros+em+segundos.html – acesso em 18 de abril de 2010.

Postado Por Edvalda Pereira Silva - Turma Vespertina - Grupo G2

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A Utilização do Sofware Educativo na produção textual

Achei interessante postar esse vídeo, pois, ele mostra uma turma de 5º ano da cidade de São Paulo, utilizando o Software Educativo, como forma de aprendizado, com fins de produzir textos. Os alunos apenas usam sua criatividade e algumas ferramentas que possibilitam uma ajuda na sua produção textual.

VÍDEO



Apesar de ser uma ferramenta, não muito conhecida em meio dos professores, o Software Educativo sendo bem utilizado, pode se transformar em uma ferramenta valiosíssima para a aprendizagem do aluno, pois, ele pode aprender algo difícil brincando.

Juliana B Rodrigues / G¹ - Matutino

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Uso de Blogs na sala de aula

O vídeo abaixo mostra uma escola particular em São Paulo que adotou o Blog como uma ferramenta complementar de ensino com o intuito de reavivar o interesse dos alunos pelos assuntos educacionais tradicionais.


A notícia é do Jornal SBT Brasil. É uma prova concreta de que a tecnologia em suas várias nuances pode coexistir e dialogar pacificamente com os métodos tradicionais estimulando o interesse pelos mesmos e complementando-os.
Sawana Lopes | G1-vespertino

Jogos eletronicos e educação

Os jogs eletrônicos estão presentes na vida cotidiana de criança, adolecentes e adultos, e são instrumentos de mediação cultural que podem auxiliar na relação ensino-apredizagem.
Pensando nisso, estão sendo projetados jogos para educação, interdisciplinares para atrair a atenção de alunos e professores.
"Os jogos eletrônicos voltado para a educação, são poucas as instituições que investem na área. O objetivo de se desenvolver jogos interdiciplinares e implantá-los no portal é trabalhar conteúdo educativo através de jogos de estratégia, reciocinio e resolução de problemas relacionando às diferentes áreas de conhecimento. O jogo educativo é motivacional, pois possibilitam interação que incentiva os alunos a acessarem o conteúdo várias vezes. A motivação é um dos elementos de grande importância para que a aprendizagem aconteça".

Cleane Marcelino G1

terça-feira, 13 de abril de 2010

Iniciativas da Prefeitura de Guarulhos-SP

Achei muito legal essa notícia sobre uma experiência educacional bem sucedida no estado de São Paulo, na cidade de Guarulhos. Lá, em 2003, a prefeitura adotou o módulo Educação do sistema CPqD Prefeitura. "O CPqD é uma instituição independente, focada na inovação com base nas tecnologias da informação e comunicação (TICs), tendo como objetivo contribuir para a competitividade do País e para a inclusão digital da sociedade. Desenvolve amplo programa de pesquisa e desenvolvimento, o maior da América Latina em sua área de atuação, gerando soluções em TICs que são utilizadas em diversos setores: telecomunicações, financeiro, energia elétrica, industrial, corporativo e administração pública" (Wikipédia).
Vejam aqui, no site do CPqD, a notícia completa sobre essa implantação.
Também em Guarulhos, outro projeto dá ênfase à inclusão digital na escola pública, chamado de 'Programa Educação Digital'

Os alunos da rede municipal de ensino darão um importante passo rumo à inclusão digital nesta terça-feira (04/12/2007), com o lançamento do Programa Educação Digit@l. O evento acontece às 15 horas, na Escola Municipal Jardim Bananal, primeiro estabelecimento de ensino de Guarulhos a ter um laboratório de informática instalado pela Prefeitura.

A iniciativa vai beneficiar alunos da Educação Fundamental e de Jovens e Adultos de 63 escolas municipais, que já contam com laboratórios de informática equipados com 12 computadores cada operando nos sistemas Windows e Linux, impressora, câmera digital, webcam e scanner.

A expectativa é que o programa contribua ainda mais para o processo educacional, integrando a comunidade escolar e aproximando os alunos do mundo digital. De acordo com a Secretaria de Educação, ao processo de alfabetização, que envolve o conhecimento da leitura, da escrita e dos números, é necessário acrescentar o domínio da informática.

O Programa Educação Digital já oferece curso de formação para professores da rede municipal no Adamastor do Centro. No primeiro semestre desde ano, 290 educadores fizeram o curso de Informática Educativa e 165 estão cursando atualmente. O curso capacita os professores que passam a utilizar as novas tecnologias na construção do conhecimento, propiciando reflexão sobre o perfil do educador e do aluno como construtor e facilitador do processo de ensino e aprendizagem. O conteúdo do curso abrange softwares educacionais e aplicativos como Logo, HagaQuê e Paint, além de noções básicas de Word, PowerPoint e introdução às linguagens multimídias.

São essas iniciativas que estão dando certo em alguns lugares do Brasil que devem ser extendidas para todo o país. Esperamos fazer parte dessa nova realidade como pedagogas ativas e transformadoras, sempre com a mente aberta e disposição para aprender junto com o nosso alunado.

Maria Gorete | G1-vespertino



Tecnologia Assistiva



Gente estava aqui a pensar e pesquisar o que eu poderia colocar aqui no blog então pensei comigo que teria de ser algo novo e motivador onde vocês tivessem a curiosidade e vontade de pesquisar mais ou até mesmo de se aprofunda no assunto...Logo então encontrei um assunto bacana, que é a " Tecnologia Assistiva", o que é isso?

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, ultilizado para indentificar todo o arsenal de recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pesos com deficiência e conseqüentemente promover vida Independente e Inclusão.

Recursos
Podem variar de uma simples bengala a um complexo sistema computadorizado. Estão incluidos brinquedos e roupas adaptadas, computadores, softwares e hardwares especiais, que contemplam questões de acessibilidade, dispositivo para adequação da postura sentada, recursos para mobilidade manual e elétrica, equipamentos de comunicação alternativa, chaves e acionadores especiais, aparelhos de escuta assistida,auxilios visuais, materiais protéticos e melhares de outros intens confccionados ou disponíveis comercialmente.

Heleny Nunes G1

Tecnologia muda função de professor na sala de aula

Essa é uma reportagem do Guilherme Felitti de 2007 com uma atualização em 2008 que é bem interessante, pois trata sobre o novo papel do professor numa sala de aula com uso de tecnologia, vejam alguns trechos:

"De modo geral, crianças entendem que o professor representa muito mais do que é encontrado na internet ou no livro-texto", afirma a professora de novas tecnologias na educação do departamento de computação da PUC de São Paulo, Beth Almeida.

"O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações", explica Beth.

"É obrigação do professor manter o senso de investigação do estudante. Seu diferencial não será mais o quanto pode ensinar, mas como se liga da melhor maneira os conhecimentos adquiridos", explica Ivone Sotelo, coordenadora de informática educacional do colégio Visconde de Porto Seguro.

"A popularização de câmeras e celulares está fazendo com que vídeos imperem nestes trabalhos", explica Cristiana Assumpção, coordenadora de tecnologia da educação do Bandeirantes.

Os professores que não dominam a tecnologia, então, devem ficar preocupados com este novo cenário? "Quem tem que ficar preocupado, na verdade, é quem dá a mesma aula há mais de 40 anos e acha isto normal", resume a coordenadora de tecnologia educacional do Dante Alighieri, Valdenice Minatel.

---

Estamos em um novo tempo onde as crianças se manifestam mais sobre os conteúdos que desejam explorar. E é fundamental que os professores estejam preparados para orientá-los nesse novo contexto.

Leiam a reportagem na íntegra clicando aqui, boa leitura!

Ana Patrícia | G1-vespertino

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Propaganda do MEC - Valorização dos Professores

Achei interessante postar esse comercial do MEC com o intuito de mostrar os dois lados da moeda, pois sabemos que não é simplesmente uma bela propaganda que vai fazer os estudantes se interessarem por uma carreira que ainda não tem o reconhecimento merecido, tampouco digno. Apesar de não ter diretamente uma ligação com tecnologia, o comercial mostra países onde a aplicação tecnológica em sala de aula está em constante avanço. Clique aqui para ver alguns projetos interessantes aplicados na europa. Assista ao vídeo do MEC:


É lindo mostrar a realidade distante de países de primeiro mundo onde, segundo o próprio comercial, o professor é apontado como o principal responsável pelo desenvolvimento sócio-econômico, nos últimos 30 anos. O que a propaganda não mostra é como os professores são tratados pelo governo desses países. A conclusão é que o comercial acima deveria ser assistido e assimilado mais pelo próprio governo e pelo Ministério da Educação do que pelos estudantes.

Eugênio Cruz | G1-vespertino